SERIGRAFIA

Impressão em Serigrafia

A serigrafia é provavelmente o que você pensa quando pensa em impressão de camisetas. É o método tradicional de impressão de camisetas em que cada cor de um design é separada e gravada em telas individuais de malha fina. A tinta transferida para a camiseta através da telas. Equipes, marcas, organizações e empresas geralmente optam pela serigrafia porque é extremamente econômica para imprimir grandes pedidos de camisetas personalizadas.

processo de serigrafia em uma camiseta branca

Como funciona?

 

A primeira coisa que fazemos é separar as cores do seu logotipo ou design usando um software gráfico. Um estêncil de malha (tela) é criado para cada cor do design (lembre-se disso ao solicitar impressões de tela, pois cada cor aumenta o custo). Para criar o estêncil, começamos revestindo a tela de malha fina com uma emulsão. Depois de seco, “queimamos” a obra de arte na tela, expondo-a a uma luz forte. Assim temos uma tela para cada cor do design que é usada como estênceis para impressão no produto.

tela de serirafia em cima de uma camiseta rosa

Agora que temos nossas telas, precisamos da tinta. Semelhante ao que você veria em uma loja de tintas, a tinta é misturada para cada cor do design. A serigrafia permite uma correspondência de cores muito mais exata do que outros métodos de impressão. A tinta é colocada na tela apropriada e, em seguida a passamos pela tela de malha até a camiseta. As cores são sobrepostas umas sobre as outras para criar o design final. A etapa final envolve passar a camiseta em uma secadora grande para “curar” a tinta e evitar que ela saia.

tela de serigrafia com tinta rosa passando em uma camiseta

Por que escolher a serigrafia?

 

A serigrafia é o método de impressão perfeito para grandes pedidos, produtos exclusivos, impressões que exigem tintas vibrantes ou especiais, ou correspondência de cores com valores Pantone específicos. A serigrafia tem menos limitações quanto aos produtos e materiais que podem ser impressos. Os tempos de execução rápidos podem torná-lo uma opção muito econômica para pedidos grandes. No entanto, a configuração trabalhosa pode tornar mais caro para pequenas tiragens.

tela de serigrafia na rototex em cima de uma camiseta branca

SUBLIMAÇÃO

Na sublimação, a imagem ou estampa é transferida do papel, seja ele offset ou digital, para o tecido, utilizando papel próprio para sublimação e tinta sublimática. Os produtos sublimados possuem diversas vantagens pois são laváveis, resistentes a arranhões e permanecem fixos mesmo quando colocadas em máquinas de lavar. Além da personalização de artigos esportivos, como roupas e uniformes em geral.

As imagens são inicialmente impressas em papel de transferência revestido com uma imagem inversa do desenho final, que é transferido para os tecidos de poliéster com a utilização de uma prensa térmica. Existem vários modelos de papeis no mercado de impressão, porém para a sublimação é exigido um tipo específico para atingir a qualidade e resultados desejados. Esses papeis podem ser divididos em três tipos: Papel Tratado, Monolúcido e Comum.

Assim, a impressão por sublimação, é realizada em duas fases, na primeira, há a impressão do papel transfer, e na segunda, a estamparia por meio de pressão e da alta temperatura, através de uma calandra, por exemplo. Sob alta temperatura e pressão, o corante torna-se um gás e permeia o tecido, em seguida solidifica nas fibras do tecido, que é finalmente tingido permanentemente, de modo que possa ser lavado sem prejudicar a qualidade da imagem. Dessa forma, quando a tinta que está no papel transfer entra em contato com o tecido por meio de calor e pressão, ela evapora e penetra na fibra do material.

A composição do tecido precisa ter como base o poliéster ou ao menos 50%. Quanto maior a porcentagem do poliéster, maior a coloração e fixação do tecido.

papel de sublimação saindo da camiseta na prensa

BORDADO

Bordado é o processo de costurar um desenho ou logotipo em um produto com linha. Normalmente é usado para adicionar logotipos ou designs a polos, camisetas e outros tipos de tecidos.

 

Como funciona?

 

O bordado é um processo antigo de tecer um desenho em tecido usando linha e agulha. Hoje, em vez de alguém costurar um desenho à mão, é criado um arquivo digital que informa à máquina como e onde colocar cada ponto. O bordado funciona melhor com logotipos ou obras de arte simples e com poucas cores. Fotografias e obras de arte com detalhes finos ou letras pequenas geralmente não podem ser bordadas. Entraremos em contato com você se for esse o caso e recomendaremos maneiras de alterar seu design ou sugerir outras alternativas.

maquina de bordado 4 cabeças swf

Depois de recebermos seu pedido e analisarmos sua arte, o primeiro passo do processo é “digitalizar” seu design. Isso significa apenas que estamos criando um arquivo digital que contém instruções sobre como costurar sua arte. Depois de digitalizado, o arquivo é enviado para a máquina de bordar e o desenho será costurado no produto. Logotipos bordados geralmente usam entre 5.000 e 10.000 pontos para criar seu design. Realmente muito complicado!

Digitalizar o seu logotipo é um processo demorado, por isso o bordado é mais econômico para pedidos maiores.

DTF

  • É possível estampar em diversos tecidos!

Esta pode ser talvez a diferença que está deixando essa técnica tão popular. Aqui, nos nossos testes de personalização de camisetas, conseguimos estampar camisetas 30.1 (100% algodão, além de peças com tecidos mistos como a camiseta polo malha Piquet 50% Algodão e 50% poliéster, com tecidos 100% poliéster, com tecido Pet, que levam em sua composição o poliéster puro, mas tem a inclusão de fios de polistes extraídos da reciclagem de garrafas Pet, além de camisetas de poliamida com uso mais dedicado a exercícios físicos. Testamos também em brim, tecidos sintéticos em geral e jeans.).

Outro diferencial da estampa DTF é que em todos esses tecidos a impressão ou método de estampar foi o mesmo, sem nenhuma alteração no processo, diferente de outras técnicas como o Silk Screen e o próprio DTG, que necessitam de alterações no seu processo, mesmo que simplesmente a troca de uma tinta ou até mesmo o processo de pré-tratamento das peças.

A facilidade de estampar vários tipos de substratos têxteis também é somada à facilidade de estampas bem localizadas, contribuindo para a produção de bonés, chapéus, tênis, luvas e outros.

Quer continuar entendendo mais sobre o processo de estampar camisetas pretas e coloridas? Leia o conteúdo que separamos para você: “Como estampar camisetas pretas e coloridas”.

  • Durabilidade

A durabilidade da impressão é outra coisa que surpreende, todos os produtos têm mostrado uma durabilidade ótima nas lavagens. Não percebemos ou identificamos até o momento nenhum tipo de desbotamento, perda de qualidade ou de elasticidade das estampas nas camisetas, mas quando pensamos que a tinta utilizada aqui na Camisetas Rápido para a produção dos testes é a mesma utilizada em nossos equipamentos de DTG, faz muito sentido que o DTF seja tão duradouro quanto.

  • Não necessita de pré-tratamento

Diferentemente do método DTG que necessita da aplicação de um pré-tratamento, a estampa DTF ocorre a partir de um filme, onde é possível transferir a estampa para o tecido, utilizando a prensa térmica.

  • Acabamento macio

Ao utilizar outras técnicas de impressão é comum que sinta a estampa ao tocar na peça personalizada. Porém, com o DTF, a estampa não fica grossa e nem com aspecto emborrachado. O resultado final é uma peça macia e com toque praticamente imperceptível da estampa em camisetas brancas.

  • Ótima opção para pequenas tiragens

Clientes que optam pelo método de impressão DTF desejam poucas unidades de peças personalizadas. Por isso, se torna uma excelente opção para entregar um produto de qualidade, exclusivo e alta durabilidade, sem precisar exigir um número de pedido mínimo, atendendo demandas para ações promocionais, distribuição de brindes, kits de onboarding, dentre outras.

processo de impressão DTF e resultado final na camiseta preta